Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Família soterrada dentro de Fusca em chuva no Rio é encontrada

Mortos em Sapucaia chegam a 18; em Além Paraíba, água potável acaba

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A SAPUCAIA (RJ) E ALÉM PARAÍBA (MG)

Os corpos de cinco pessoas da mesma família foram encontrados ontem dentro de um Fusca em Sapucaia, no Rio. Eles foram soterrados na madrugada de segunda por uma avalanche de pedra e terra causada pela chuva no distrito de Jamapará.

A família -pai, mãe, duas filhas adolescentes e um tio das meninas- escolheu o carro como refúgio. Temia que a casa onde moravam cedesse na chuva. O imóvel resistiu: a lama só chegou à cozinha e à varanda. O carro foi totalmente encoberto.

Com o resgate, são 18 os mortos no distrito. Ainda há quatro desaparecidos, segundo a Defesa Civil municipal.

"Ainda tínhamos a esperança de achar todos com vida", disse Luciléia Osni, cunhada de Francisco Adésio, o pai que morreu no Fusca.

Além de Adésio, estavam no carro Valdinéia Lopes, sua mulher, as filhas Franciane, 15, e Vitória, 18, e Sebastião Lopes, irmão de Valdinéia. Conforme Luciléia, Valdinéia estava grávida de três meses.

Ontem, a Polícia Militar montou um esquema especial para evitar saques nas cerca de 40 casas interditadas na região. Moradores puderam buscar seus pertences.

"É triste voltar só para pegar alguma coisa de mais valor. Estão falando muito sobre saques. Por isso, na dúvida, peguei o que tinha de melhor", afirmou a doméstica Solange Furtado, 38, carregando uma TV nas costas.

SEM ÁGUA

Ontem, o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), percorreu algumas áreas de Além Paraíba, cidade mineira separada de Sapucaia pelo rio Paraíba do Sul. O que viu foi "praticamente um cenário de guerra", disse.

Na visita, ouviu de vários moradores a queixa de que a região fora abandonada.

O abastecimento de água parou por causa do rompimento de uma adutora. Pão é artigo raro nos mercados. Celulares mal funcionam.

Ontem, subiu para 127 o total de cidades mineiras em situação de emergência pela chuva. Segundo a Defesa Civil, dobrou o número de desalojados no Estado: 25.514.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.