Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Defensoria recebeu 40 denúncias de abuso policial

DE SÃO PAULO

JCS, de 37 anos, apareceu ontem na tenda da Defensoria Pública de São Paulo, montada na área da cracolândia, centro de São Paulo, com os pés muito machucados.

Segundo ele, soldados da Força Tática da PM lhe causaram os ferimentos. "Eles pisaram nos meus pés com as botas, me deram socos na boca do estômago e tapas na cara", acusou.

No total, Carlos Weis, 46, coordenador do núcleo de direitos humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo já contabiliza mais de 40 denúncias de abusos de autoridade e violência policial, por parte de soldados da PM e de agentes da Guarda Civil Metropolitana. Todas foram enviadas para a Secretaria de Estado da Justiça.

Na quinta-feira, o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, reclamou do trabalho dos defensores públicos, que estariam incentivando usuários de crack a permanecer na cracolândia. "Eles estão dificultando o trabalho da PM", disse.

"Não estamos contra a ação da PM. Para nós, a ação policial pode e deve se dar no marco do respeito aos direitos dos cidadãos. É isso o que queremos garantir aqui", disse o defensor Weis.

A PM, por meio da assessoria de imprensa, diz que apurará todas as denúncias de eventuais abusos policiais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.