Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Metrô terá interdição parcial aos domingos

Linha 2-verde será parcialmente fechada também durante os feriados; bloqueios deverão se estender até junho

Objetivo é testar novo sistema, que irá reduzir distância entre os trens e diminuir o tempo de espera nas plataformas

DE SÃO PAULO

O Metrô vai interditar a linha 2-verde (Vila Madalena-Vila Prudente) aos domingos e feriados para implantar um sistema de sinalização que prevê reduzir o intervalo entre os trens e ampliar em 20% a capacidade de transporte.

Os bloqueios deverão começar no outro domingo, dia 22. O trabalho, necessário para testar o mecanismo de controle dos trens, se estenderá até junho. No aniversário de São Paulo, dia 25, a linha 2 funcionará normalmente.

Primeiro, a interdição será parcial, das 4h40 ao meio-dia, em trechos menores, como de uma estação a outra.

Em junho, será preciso interditar toda a linha, o que afetará os cerca de 171 mil passageiros que passam por ela aos domingos e feriados -30% do movimento diário.

Ônibus cedidos pela prefeitura transportarão os usuários sem custos entre as estações afetadas, diz o Metrô.

Segundo a companhia, os usuários serão avisados uma semana antes de a circulação ser interrompida. Quem se cadastrar no site www.metro.sp.gov.br receberá informações via SMS ou e-mail.

A companhia atribui a interdição à necessidade de testar mais o sistema, que já tem sido submetido a testes à noite em trens sem passageiros.

Conhecido como CBTC, o mecanismo controla de maneira mais eficaz a distância, a frenagem e a velocidade dos trens, o que lhes permite circular mais próximos entre si.

Hoje, os trens ficam a cerca de 150 metros de distância. A tecnologia, usada em Nova York, Londres e Paris, permite reduzi-la para 15 metros.

REDUÇÃO DE TEMPO

Com o novo sistema, o Metrô estima reduzir o tempo de espera nos horários de pico de 132 segundos para 106 a partir do segundo semestre.

A implantação está atrasada. A previsão era que o sistema estivesse em funcionamento já em 2011. Com a mudança, a capacidade da linha 2 deve aumentar em 114 mil passageiros diários -hoje, ela transporta 570 mil por dia.

No segundo semestre começarão os testes do mesmo sistema em outras duas linhas do metrô: a 1-azul (Jabaquara-Tucuruvi) e a 3-vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

O investimento para a modernização do sistema foi de cerca de R$ 700 milhões.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.