Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chuva deixa município sob emergência mais de 1 vez

Medida é comum em cidades de MG e Rio

RODRIGO VIZEU
DE BELO HORIZONTE

Em toda temporada de chuvas em Belo Horizonte, a oficina mecânica de Renato Ferreira, 38, em uma das principais avenidas, inunda. "É uma vergonha. Não é natural, é falta de infraestrutura."

Nos últimos três anos, BH decretou emergência quatro vezes devido às chuvas, ocupando o topo do ranking das cidades que mais tomaram a medida no período em MG.

Apesar de autoridades comumente culparem o volume inesperado pela destruição, um terço das cidades de MG e Rio que decretaram emergência ou calamidade pública fizeram isso várias vezes.

Entre as "repetentes" estão Além Paraíba (MG) e Sapucaia (RJ), onde 25 pessoas morreram nos últimos dias.

O prefeito de Espera Feliz (MG), Aluísio Barbosa (PMDB), que decretou emergência quatro vezes, culpa a falta de recursos federais e estaduais, que o leva a tomar a medida extrema todo verão.

Sobre o recorde de decretos de BH, o coronel Alexandre Lucas, da Defesa Civil, diz que eles se referem a diferentes pontos da cidade que foram afetados em cada ano.

Diz ainda que a cidade recorre à emergência para dar resposta rápida à população, enquanto "muitas tentam evitar repercussão negativa". O governo mineiro e a Defesa Civil do Rio atribuem o fato à geografia, proximidade de rios e intensidade da chuva.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.