Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Mulher de secretário diz ter vida 'bem normal'

LUIZA SOUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Fazia um sol de rachar quando o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, 54, subiu o morro do Turano, no Rio Comprido (zona norte), para inaugurar uma oficina de reciclagem.

Quando a caravana chegou, os moradores foram até uma mulher bonita, sem maquiagem ou joias, ao lado dele. Ela é Rita Paes, 46, casada com Beltrame há oito anos.

Professora de educação física, Rita trabalha na ONG Rio Solidário, ligada à Casa Civil estadual. Sua função é levar projetos sociais às comunidades que receberam UPPs.

"Sempre trabalhei em áreas assim. Sou professora do Estado, entendo um pouquinho da rotina dessa população."

Mãe de três filhos -dois adotivos e o caçula, de dois anos-, ela conta que o marido ajuda bastante na rotina doméstica. "Ele dá banho, mamadeira, troca fralda."

Quando se conheceram, Rita já havia adotado os sobrinhos-netos Luiza, 19, e Guilherme, 15. Ele tinha dois filhos do primeiro casamento -um mora agora no Rio.

A gravidez não estava nos planos, mas... "Sabe aquela viagem para relaxar? Decidimos fazer e veio o Francisco."

O casal se conheceu na quadra do Salgueiro (zona norte) -a única vez, diz ela, que ele pisou numa escola de samba. Mariano, como Rita se refere ao marido, trabalhava na PF. Dali veio o namoro que, pouco depois, virou casamento.

Em público, o gaúcho Beltrame está sempre sério. Mas, diz a mulher, isso escudo profissional. "Ele é tímido sim, mas é divertido, até mais falante do que eu."

Moradores de Ipanema (zona sul), são caseiros, segundo Rita. "Mas é fácil encontrar a gente tomando chopinho, comendo uma pizza. A gente leva uma vida bem normal."

Rita garante não ter medo do trabalho do marido. "A gente toma cuidado."

O sol não dá sinais de ceder. Rita compra picolés e leva um para o marido. Percebe que está sendo fotografada e faz graça: "Bem suburbana, não é?", brinca a carioca de Madureira, berço de sua Portela.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.