Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ação contra o crack será contínua, afirma Alckmin

Governador diz que quer evitar retorno de viciados, como aconteceu em 2009

Tucano promete ainda, em entrevista à TV Folha, que não faltarão vagas em São Paulo a quem quiser se tratar

VAGUINALDO MARINHEIRO
FERNANDO CANZIAN
DE SÃO PAULO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirma que a operação contra o tráfico e o consumo de crack na cracolândia paulistana, iniciada no dia 3, não tem prazo para acabar.

A intenção é evitar o que aconteceu em 2009, no governo José Serra (PSDB), quando a polícia tomou parte do centro da cidade e dispersou os consumidores, que se reagruparam devido a falta de continuidade das ações.

"[Em 2009] se imaginava que o problema se resolvesse rápido, e essa é uma tarefa em que é necessário perseverar. Vamos trabalhar esta questão meses e meses, com atendimento social, com atendimento de saúde, com atendimento às famílias e com polícia", disse Alckmin, em entrevista à TV Folha.

PROMESSAS

No mesmo dia em que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou a cracolândia e anunciou R$ 6,4 milhões para tratar viciados em São Paulo, Alckmin também fez promessas.

Disse que o Estado irá dobrar, de 400 para 800, o número de vagas para o atendimento de viciados.

"Não faltará vaga. Se tiver um único caso de pessoa que ficou esperando atendimento, pode nos encaminhar."

A questão do combate ao crack virou tema de pré-campanha à Prefeitura de São Paulo, com PT e PSDB trocando críticas e acusações e anunciando medidas.

Tucanos dizem que o crack se consolidou em São Paulo na gestão petista de Marta Suplicy (2001-2004).

Já os petistas dizem que o crack é uma marca dos tucanos, que governam o Estado há 17 anos. Alckmin tenta se distanciar da polêmica.

"Do que depender de nós, não [haverá uso político]. Esse é um problema do país inteiro, que tem que unir todos, município, Estado e governo federal", afirmou.

Apesar de a ação em São Paulo ter começado antes da conclusão do centro de acolhimento da prefeitura e sem a participação do serviço social municipal, Alckmin nega que tenha sido uma decisão apressada para se contrapor ao plano anticrack anunciado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro.

"Na realidade, é uma ação até atrasada. Não poderia ter chegado ao nível em que chegou, de ter mais de mil pessoas [na cracolândia]. A ação era necessária e foi planejada, programada."

Assista à entrevista
folha.com/no1036245

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.