Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Entidades pedem para ONU contestar ação policial na região

DE SÃO PAULO

Quatro ONGs que atuam na área de direitos humanos enviaram ontem à ONU (Organização das Nações Unidas) um documento pedindo que a instituição pressione o governo a se explicar sobre eventuais abusos que estão ocorrendo na ação policial na região da cracolândia.

O objetivo, diz o diretor da ONG Conectas Direitos Humanos, Marcos Fuchs, é criar um constrangimento ao Estado pela ação "exagerada" que ocorre no centro de São Paulo e forçar sua suspensão.

No documento, são citados casos de abusos policiais como o uso de bombas de efeito moral e de balas de borracha. A ação é considerada pelas ONGs uma afronta aos direitos humanos.

O comandante da PM, Álvaro Camilo, disse que operação não será suspensa e que ela respeita o cidadão. Segundo Camilo, o uso de balas de borracha foi correto.

"Errado seria se usássemos [pistola] ponto 40", afirmou.

Hoje, uma manifestação vai "perseguir" o prefeito Gilberto Kassab (PSD) e também o governador Geraldo Alckmin (PSDB) em alguns eventos de comemoração do aniversário de 458 anos da cidade de São Paulo

O "ato contra a higienização e a favor do tratamento digno às vítimas do crack" é convocado pelo grupo Luz Livre, que reúne dezenas de entidades e movimentos sociais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.