Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitura cassa licença de megatemplo em Guarulhos

Sem autorização do Corpo de Bombeiros, igreja não pode realizar eventos

Igreja Mundial do Poder de Deus reuniu 2 milhões de fiéis na inauguração do templo e gerou caos na região

FERNANDA BARBOSA
DO “AGORA”

A Prefeitura de Guarulhos (Grande SP) cassou a licença especial para eventos do templo da Igreja Mundial do Poder de Deus, devido à falta do auto de vistoria dos Bombeiros. A medida, tomada na última quinta-feira, proíbe a realização de cultos no local.

Segundo a prefeitura, os organizadores vão poder retomar os eventos assim que apresentarem o documento.

No dia 1º, a inauguração do templo, na altura do km 219 da via Dutra, contou com cerca de 2 milhões de pessoas, embora a licença permitisse no máximo 30 mil. A superlotação afetou o trânsito de três rodovias. O caso é investigado pela Promotoria.

O prefeito Sebastião Almeida (PT) entregou a licença de funcionamento provisória ao líder da igreja durante o evento, num momento em que o local abrigava mais de 100 mil fiéis. E a polêmica com o megatemplo não acaba por aí. No último dia 14, foi feita no local uma vigília que havia sido proibida pela Justiça.

O auto de vistoria dos bombeiros é emitido após visita ao local e comprovação de que todas as normas de segurança estão sendo adotadas. Caso haja alguma falha, os solicitantes têm 30 dias para repará-la -não foram divulgados os motivos de ele não ter sido concedido para a igreja evangélica.

A prefeitura diz que a licença provisória para a realização de eventos pode ser dada antes da emissão desse auto, desde que os organizadores provem que fizeram o pedido da vistoria aos bombeiros.

No caso da igreja, a prefeitura afirma, por nota, ter recebido o protocolo da solicitação. "A licença é fornecida sem o auto de vistoria, mas sua validade está condicionada à emissão do documento", aponta.

Questionada ontem pela reportagem, a igreja não se manifestou. No último dia 14, o apóstolo Valdemiro Santiago disse aos fiéis que sua igreja era alvo de perseguição, em discurso sobre a proibição de vigília pela Justiça.

Já sobre o caos causado na inauguração, o bispo Josivaldo Batista disse no dia 1º que os problemas ocorreram porque os fiéis não sabiam como chegar ao templo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.