Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Canção indicada ao Oscar foi composta em 1 semana

Coautor de tema de 'Rio', Sergio Mendes queria música que 'ficasse no coração'

Parceria com Carlinhos Brown nasceu após encomenda do diretor da animação, o carioca Carlos Saldanha

DE SÃO PAULO

Indicado ao Oscar pela coautoria da canção "Real in Rio" ("Favo de Mel", na versão dublada), da animação "Rio", o músico brasileiro radicado em Los Angeles Sergio Mendes disse à Folha ter composto o tema de abertura do filme em uma semana, a partir de uma encomenda do diretor Carlos Saldanha.

"Ele me contou a história, mostrou o storyboard e quis uma melodia que sugerisse o amanhecer no Rio e acabasse num grande samba de avenida. Tentei escrever uma bem simples, daquelas que ficam no coração e na cabeça das pessoas", contou, por telefone, antes de adiantar que começa a trabalhar na sequência do filme em um mês.

Mendes convidou para uma parceria o baiano Carlinhos Brown, que fez os sons de passarinho da canção, e a americana Siedah Garrett, ex-vocalista de sua banda que compôs "Man in the Mirror", de Michael Jackson.

"Não fiz nenhuma campanha pela indicação. Pense que o Elton John e a Madonna também concorriam. Ganhariam qualquer campanha", disse ele, que não ouviu sua concorrente, a canção de "Os Muppets".

Em Bogotá para fazer um show, Carlinhos Brown comentou a indicação no Twitter. Estava compondo em seu quarto de hotel quando recebeu a notícia de sua empresária. "Meu VIVA vai para a Música Popular Brasileira e sua força arrebatadora!"

Mais cedo, também no microblog, o músico expressara ansiedade com o anúncio dos indicados: "É hoje, é hoje!! Será que vamos ter uma indicação? Vamos torcer!".

Em nota, o músico agradeceu aos produtores da trilha do longa e se referiu a Sergio Mendes como "um brasileiro muito especial que nunca perdeu seu amor pelo Brasil".

Para Brown, "ainda faltam esforços para que os artistas brasileiros façam parte do grande 'cast' da música mundial [...] Isso precisa vir de nós, porque o mundo já se interessa pelo que fazemos".

FOLHA.com

Leia mais sobre a música e ouça versões
folha.com/no1039114

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.