Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Inspiração judaica conduz homens de Herchcovitch

Desfile do estilista foi dos poucos momentos relevantes da temporada

Conceito das peças masculinas estava conectado ao da trilha sonora, composta pelo grupo Oy Division

VIVIAN WHITEMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O desfile masculino de Alexandre Herchcovitch foi um dos poucos momentos relevantes desta temporada da São Paulo Fashion Week.

Inspirada nos trajes dos judeus ortodoxos, a coleção desperta o olhar com uma discussão muito perspicaz sobre a questão da fé e da tradição no cotidiano.

Resgatando os lenços, coletes e mantos tradicionais, o estilista criou uma série sofisticada, contemporânea, vendável e bem construída.

Além disso, conseguiu imprimir uma imagem de moda marcante, capaz de gerar tanto desejo de consumo quanto reflexões sobre o papel da roupa na vida em sociedade -coisa que faltou à sua coleção feminina.

Na trilha, estava o grupo Oy Division, que resgata as influências judaicas do Leste Europeu em sua sonoridade e canta em ídiche e russo.

Não se trata de uma banda ortodoxa nem religiosa, mas de um grupo jovem interessado em resgatar as raízes culturais -não necessariamente as crenças e valores religiosos- de seus pais e avós.

A roupa de Herchcovitch conversa diretamente com a ideia por trás da música do grupo. Está conectada com os "cool jews" (judeus cool), termo usado na comunidade judaica americana e que virou até um livro com dicas para adolescentes.

Muitos passaram a fazer questão de usar o quipá, por exemplo, só que em versões modernas e estampadas, como se fosse um boné.

Das belas camisas e vestes com franjas às listras que começam nas mangas -lembrando a faixa que prende o tefilin (acessório que contém trechos da Torá, usado durante as preces) ao braço- e depois viram estampas de jaquetões de nylon, tudo aparece em versão destituída da carga religiosa e suas consequências.

Em Israel e em diversas comunidades ao redor do mundo, há um número crescente de jovens que, embora demonstrem respeito pela cultura judaica e adotem muitos de seus símbolos (como a Estrela de Davi, presente na coleção), não aprovam certos preceitos da religião, especialmente aqueles que guardam relação direta com a guerra contra os palestinos.

O casting ajuda a contar a história, com meninos ruivos e outros com a famosa "barba de judeu", espessa e longa, que é febre absoluta entre os descolados e modernos de São Paulo.

FAMÍLIA

Herchcovitch, filho de uma família de origem judaica, pensa suas raízes a partir do mundo contemporâneo.

O fato de uma tradição milenar religiosa poder, sem nenhum desrespeito, ser usada como base para uma coleção de roupas direcionada a um grupo de consumidores bastante amplo, é por si só digno de nota.

Quando a discussão ultrapassa a passarela e a roupa atiça o desejo do público, está feito com sucesso o trabalho do criador.

Fashion Tags - #raiz #tradição #diluição #imagem

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.