Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Veículo com duas catracas perde menos tempo

DE SÃO PAULO

Uma série de pequenas obras fariam com que a velocidade dos ônibus nos corredores exclusivos fosse maior. Era o que anunciava a prefeitura no fim de 2010.

A meta era, no ano seguinte, era aumentar a média ao menos 15%.

Ao longo de todo o ano passado, a meta era repetida. Não foi atingida, mas as obras e ações realizadas mostraram que é possível, sim, fazer os ônibus acelerarem mais.

Uma das medidas foi a colocação de duas catracas nos ônibus. A medida, que está em teste em apenas dois carros, deu ganhos de 30% a 50%, dependendo do horário, no tempo de parada dos ônibus.

Com a segunda catraca, exclusiva para o pagamento com Bilhete Único, foi possível manter o ônibus parado no ponto aguardando o embarque dos passageiros por apenas 20 segundos. É esse o tempo médio que o metrô fica parado em uma estação.

Nos corredores de ônibus, dependendo do horário de tráfego, há casos em que o coletivo fica parado até dois minutos.

Outras medidas simples foram a mudança do local de alguns pontos -o deslocamento em poucos metros permitiu que os ônibus não ficassem congestionados-, a criação de áreas de ultrapassagem e a mudança do tempo de semáforos. Com isso, foi possível atingir a meta pela metade.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.