Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Volta às aulas terá 'mãozinha' em escolas

CET faz campanha pró-pedestre a partir de 3ª

DE SÃO PAULO

A partir de terça-feira, alunos de oito escolas de São Paulo serão recebidos na volta às aulas por mímicos do programa de proteção ao pedestre da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que vão mostrar aos jovens a importância do respeito à faixa.

Outras 11 escolas e universidades terão orientadores de travessia -os "mãozinhas" da campanha, iniciada em 11 de maio do ano passado (veja quadro das escolas ao lado).

Em todas elas haverá marronzinhos para multar os motoristas que desrespeitarem a faixa e não derem prioridade aos pedestres.

A infração custa R$ 191,54 e sete pontos na carteira.

As equipes ficarão no entorno das instituições até o próximo dia 10 de fevereiro para "desenvolver ações educativas e operacionais".

De acordo com a CET, os locais escolhidos são os que geram maior impacto no trânsito e têm maior movimento na cidade.

De 8 de agosto -quando a fiscalização começou- a 30 de dezembro, a CET aplicou 107.274 multas por desrespeito ao pedestre em todo a capital paulista -média de 745 por dia. Em 2010, quando não havia o programa, a média diária era inferior a três.

Deixar de dar seta foi a infração mais comum (40.585).

TENDÊNCIA

Em decorrência da volta às aulas, no ano passado, a média de congestionamentos em fevereiro foi o dobro da registrada em janeiro no período da manhã.

Considerados os últimos cinco anos, o aumento médio dos congestionamentos de um mês para o outro foi de 75% na capital.

A tendência é que o crescimento se repita neste ano.

Por isso, além das 19 escolas que terão a operação especial pró-pedestre, mais 108 em toda a cidade terão agentes para evitar estacionamentos irregulares e paradas em fila dupla em frente às escolas -principais causadores de transtorno, de acordo com o órgão municipal.

Ao todo, a CET vai realocar nas portas das escolas, públicas e particulares, 271 operadores de trânsito (entre marronzinhos e orientadores).

As aulas nas escolas da rede estadual voltam no dia 1º (quarta-feira).

Em parte dos colégios privados, as aulas recomeçam amanhã. Em outras escolas, na próxima quarta-feira, de acordo com o Sieeesp (sindicato das escolas).

Já nas escolas municipais, as aulas voltam só na segunda-feira da semana que vem, dia 6 de fevereiro.

A CET lembra aos motoristas que levem as crianças no banco de trás, não parem em fila dupla, reduzam a velocidade perto de escolas, parem para o pedestre que atravessa na faixa (onde não há semáforo) e espere que ele chegue até o outro lado antes de avançar.

(REYNALDO TUROLLO JR. e ANDRÉ MONTEIRO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.