Poupatempo da Sé testa totens de autoatendimento
Quem vai à unidade do Poupatempo na Sé (centro de SP) já pode agendar serviços em totens eletrônicos –sistema que começou a ser implantado em fase de testes e com auxílio de funcionários.
Desde que começaram os testes, em 21 de setembro, 10% dos 8,5 mil atendimentos diários do Poupatempo Sé são por esse autoatendimento.
"Não tem fila, como antes. Não tive que pegar senha, foi rápido, em cinco minutos agendei. Não tenho muito costume com máquina, mas não achei difícil, muito melhor do que era antes", disse Gerson Menezes de Jesus, 41, pedreiro que queria renovar sua carteira de habilitação.
Até 19 de outubro, opiniões e sugestões dos usuários serão colhidas para adaptações no sistema. Após os testes, a ideia é expandi-lo para os demais municípios do Estado.
Segundo Ilídio Machado, superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, a ideia é incluir duas outras funções aos totens, além do agendamento de serviços.
A primeira é recolher taxas dos serviços com cartões de débito e, em um segundo momento, a solicitação de documentos, que serão enviados por correio à residência do solicitante, no próprio totem.
MÁQUINAS
Logo na entrada do prédio, sete máquinas de autoatendimento ficam disponíveis para quem quiser conhecer o sistema e agendar serviços.
Caroline Pereira, 27, que está desempregada, foi ao Poupatempo solicitar documentação para assumir um novo emprego. "Agendei para quinze minutos depois de chegar e em menos de dez minutos recebi meu atestado de antecedentes criminais."
O agendamento de serviços do Poupatempo está disponível, também, pela internet, no site do programa.