Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sem-teto protestam contra ação no Pinheirinho

Manifestações contra retirada de famílias ocorreram em São José dos Campos e Brasília

FELIPE LUCHETE
ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
CAROLINA SARRES
DE BRASÍLIA

Representantes do movimento sem-teto e moradores que foram expulsos da área do Pinheirinho, em São José dos Campos, realizaram manifestações ontem.

Em São José dos Campos (91 km de São Paulo), movimentos sociais promoveram uma passeata para protestar contra a reintegração de posse da área conhecida como Pinheirinho.

No dia 22, uma operação da Polícia Militar retirou as famílias que viviam no local desde 2004, depois de uma decisão da Justiça estadual. O terreno pertence à massa falida do grupo Selecta, do investidor Naji Nahas.

Ex-moradores estavam acompanhados de sindicalistas, membros de movimentos estudantis e representantes de movimentos sociais.

Manifestantes agitavam bandeiras do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), PSTU e PSOL e gritavam palavras de ordem contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o PSDB. O prefeito da cidade, Eduardo Cury, também é tucano.

No centro, lojistas abaixaram as portas quando o grupo passava. A passeata fechou o trânsito em algumas ruas e terminou em frente à prefeitura.

DISTRITO FEDERAL

Em Brasília, integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) se reuniram pela manhã na frente da sede do PSDB e acusaram policiais de terem agido com violência na operação de remoção das famílias.

O grupo também pediu a restituição das áreas desapropriadas e o pagamento de danos morais às famílias

atingidas. O grupo ficou restrito à área exterior da sede do partido.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.