Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kit escolar atrasa e alunos iniciam aulas com cadernos do ano passado

Estudantes da rede municipal de São Paulo tiveram que improvisar no retorno às aulas

Escolas não informam aos pais quando o material será entregue; alguns já compraram os itens básicos da lista

TATIANA SANTIAGO
PAULA FELIX
DO “AGORA”

O primeiro dia do retorno às aulas nas escolas da rede municipal de São Paulo foi marcado pelo improviso dos pais dos alunos, que tiveram que se adaptar com a falta do material escolar.

A reportagem esteve ontem em seis escolas que são da prefeitura e constatou que em nenhuma delas as crianças tinham recebido o kit escolar -com caderno, lápis, borracha e caneta-, apesar do início do ano letivo.

Para que os alunos não fossem prejudicados com o atraso da entrega por parte da Prefeitura de São Paulo, alguns pais de estudantes foram obrigados a comprar o material escolar.

A dona de casa Regiane Batista, 28, comprou mochilas, cadernos, lápis e borrachas para as duas filhas que estudam na Emef (escola municipal de ensino fundamental) Madre Joana Angélica de Jesus, em Guaianases (zona leste de São Paulo).

"Gastei uns R$ 160. Ninguém avisou nada, mas elas iam começar sem nada?", questiona a mãe.

Na escola, uma funcionária recomendava que os alunos levassem o material básico -caderno, lápis e borracha- até a entrega dos kits.

Já os que não tinham condições financeiras enviaram cadernos do ano passado para as crianças usarem.

É o caso da dona de casa Claudia Regina de Souza, 40, moradora do bairro Jardim Alto Alegre (zona leste de SP). Ela tem cinco filhos, três estudam em escolas municipais e, de acordo com ela, aguardam ansiosamente pelo material a ser usado.

Sem recursos, Claudia reaproveitou os cadernos que os filhos usaram no ano anterior, retirando as folhas que já tinham sido utilizadas.

"A escola não deu previsão de quando eles vão receber o material. As crianças começam o ano sem nada. É muita promessa e nada."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.