Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após 'Dia do Orgulho Hétero', vereador de SP quer banheiro gay

Projeto foi apresentado ontem na Câmara paulistana por Carlos Apolinário (DEM)

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO
NATÁLIA CANCIAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No ano passado, o vereador Carlos Apolinário (DEM) quase conseguiu que virasse lei o seu projeto de criar em São Paulo o Dia do Orgulho Heterossexual. Agora, ele teve outra ideia: criar um banheiro "unissex" em locais públicos para gays, lésbicas, travestis e quem mais quiser.

O terceiro banheiro passaria a ser uma exigência da prefeitura para autorizar a construção ou reforma de shoppings, supermercados, restaurantes, cinemas e casas noturnas em geral.

A ideia, diz o vereador, surgiu ao saber da polêmica na qual o cartunista Laerte Coutinho, 60, que é bissexual e se veste de mulher há três anos, envolveu-se ao tentar usar o banheiro feminino de uma pizzaria e lanchonete.

Para o vereador, esse uso é inaceitável. "Se qualquer cidadão do sexo masculino disser que está se sentindo mulher naquele dia, pode entrar no banheiro feminino. Às vezes, pode ser até um cidadão sem vergonha, mau caráter, que nem tem essa opção sexual."

Com o terceiro banheiro, afirma, tudo se resolve, porque vai quem quer -menos crianças desacompanhadas.

"Tem cruzeiro que é feito para gays. Se eu for lá com a minha mulher, eu não posso reclamar, porque eu sabia que era para gays", afirmou.

Informado pela Folha sobre o caso, Laerte fez críticas ao projeto e disse que um terceiro banheiro seria uma "consagração do gueto".

Para o cartunista, a proposta teria a função de segregar as pessoas. "É uma solução que não é uma solução, porque discrimina de uma vez por todas. Como se os outros fossem normais e uma outra parte não."

O projeto de Apolinário ainda precisa tramitar pelas comissões da Câmara antes de ir a votação em plenário.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.