Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Oficiais baianos ameaçam aderir à greve

Major afirma que subordinados amotinados na Assembleia Legislativa estão sendo 'humilhados' pelo governo

Exército volta a cortar luz e água e isola o local; manifestantes tentam furar barreira e causam tumulto

FÁBIO GUIBU
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR
GRACILIANO ROCHA
DE SALVADOR

Oficiais da PM da Bahia se reunirão hoje em Salvador para decidir se entram em greve em solidariedade ao movimento iniciado por seus subordinados em 31 de janeiro.

A Associação dos Oficiais avalia que a categoria está sendo "humilhada" e "impelida" a aderir à paralisação.

Os oficiais reclamam do tratamento dado pelo governo Jaques Wagner (PT) aos soldados e sargentos grevistas.

"Estamos sendo impelidos a aderir", disse o diretor da associação, major Copérnico Mota da Silva, que critica o cerco imposto há quatro dias pelas forças federais aos grevistas que invadiram a Assembleia Legislativa do Estado.

Ainda segundo o oficial, há na categoria um "sentimento doloroso e de indignação" por ver "colegas serem humilhados". "Não temos mais paciência de ver isso de braços cruzados", afirmou o major.

Um grupo de tenentes se reuniu ontem no auditório do IML (Instituto Médico Legal) para discutir a adesão. Sob condição de não terem os nomes revelados, quatro deles confirmaram à Folha a intenção de entrar em greve.

Ontem, o Exército bloqueou a entrada de pessoas e alimentos na Assembleia, aumentando a tensão. A água e a luz, restabelecidas anteontem, voltaram a ser cortadas.

A meta é desabastecer os cerca de 300 manifestantes que estão sitiados no prédio e o grupo de 200 grevistas e familiares acampados fora do cordão de isolamento.

Por volta das 20h, um grupo de 50 manifestantes, entre grevistas e apoiadores, avançou em direção a uma das barreiras do Exército.

Usando o corpo, os soldados tentaram impedir que os manifestantes ultrapassassem o cordão de isolamento, mas uma parte do grupo conseguiu passar. Foram lançados jatos de gás de pimenta na direção dos manifestantes.

Quando os grevistas que estão acampados na porta da Assembleia viram o tumulto, correram em direção ao grupo que tentava ultrapassar a barreira. O tumulto durou cerca de 20 minutos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.