Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo divulga novos áudios e mensagens

DE SÃO PAULO
DO RIO

O governo da Bahia divulgou ontem novos áudios de conversas telefônicas de grevistas, além de mensagens de celular trocadas entre eles.

As gravações foram autorizadas pela Justiça, diz a Secretaria de Segurança Pública do Estado. O governo estadual, no entanto, não divulgou o nome do magistrado que determinou tais escutas.

Anteontem, o "Jornal Nacional", da TV Globo, revelou as primeiras conversas telefônicas em que o líder grevista da Bahia, Marco Prisco, manda um interlocutor fechar uma rodovia federal.

Ontem, foi a vez do governo Jaques Wagner tornar públicas novas escutas. Numa delas, Prisco ordena uma "missão lá na feijoada".

O governo estadual afirmou que o termo "feijoada" é um código para ocultar uma ação criminosa. E associou o áudio a um incidente ocorrido na segunda passada em que um ônibus escolar foi queimado em Lauro de Freitas.

A Folha apurou, no entanto, que a associação não procede, já que a ligação ocorreu às 7h57 e o incêndio, às 7h15.

Os grevistas negam envolvimento em atos criminosos.

POLÍTICOS

O governo do Rio confirmou que, nas escutas divulgadas pelo governo da Bahia, há diálogos de grevistas com o deputado federal Anthony Garotinho (PR) e a deputada estadual Janira Rocha (PSOL-RJ).

Garotinho confirma ter falado com líderes do Rio que programavam o início da greve no Estado, mas nega ter estimulado greves. Já Janira diz que o objetivo de suas conversas era garantir a anistia aos militares grevistas na Bahia.

TORPEDOS

Numa mensagens de texto via celular divulgadas pelo governo baiano, a soldado Jeane Batista de Souza afirma a Prisco: "o BG pode ser tomado pela Av. Gal Costa (Pistão), tem uma escadaria que dá acesso à guarita 06".

Segundo o governo, trata-se de orientações para tomar o batalhão onde ela trabalha. "Se apresentarem a id [identidade] de militar, não precisa ter troca de tiros", continua. Jeane e Prisco estão presos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.