Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil volta a pedir punição a pilotos do Legacy

Deputados se reuniram com colegas americanos

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Deputados brasileiros em visita oficial a Washington solicitaram a seus colegas americanos que intercedam na FAA (a agência de aviação dos EUA) pela cassação da licença dos pilotos envolvidos no acidente com o voo 1907, que deixou 154 mortos em 2006.

Ao contrário de missões anteriores, infrutíferas, eles mudaram a linha de argumentação contra Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que seguem trabalhando nos EUA.

Os dois pilotavam o jato Legacy que se chocou com o avião da Gol. Embora tenham sido detectadas falhas no controle aéreo brasileiro, a perícia apontou negligência dos pilotos, que negam.

Nas conversas, Dimas Ramalho (PPS-SP) e Geraldo Tadeu (PSD-MG) pediram que a FAA tire o caso do âmbito da segurança de voo e passe a considerá-lo negligência, o que abriria a porta para a cassação, sob a regra local. "O Brasil não aceita mais que isso permaneça como está", disse Ramalho.

A expectativa, agora, é pôr o tema na agenda da visita da presidente Dilma Rousseff a Barack Obama, em 9 de abril.

A Justiça brasileira condenou Lapore e Paladino em maio a prestarem serviços comunitários, mas o cumprimento da pena está pendente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.