Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo sistema só libera morador após checar fotos

DE SÃO PAULO

Prédios e conjuntos residenciais estão apelando a medidas radicais para evitar arrastões. Vale até colocar as fotos de todos os moradores na portaria.

Para evitar invasões, condomínios estão colocando um novo dispositivo no qual o acesso ao imóvel só é liberado após o porteiro checar se as fotografias de moradores arquivadas num computador coincidem com as pessoas que entram no edifício.

Segundo Chen Gilad, diretor da empresa de segurança Haganá, o sistema já funciona em condomínios de alto padrão em Aphaville, em Barueri, e Guarulhos.

Nele, após moradores passarem um cartão magnético na portaria, o segurança vê as fotos num monitor. Só após a confirmação a entrada é liberada.

"O sistema mais completo inclui vigilantes bem treinados, guaritas blindadas, sensores de presença e sistema de câmeras", explica.

O investimento médio de um condomínio de alto padrão com segurança gira em torno de R$ 45 mil por mês. Para instalar uma guarita blindada, soma-se um gasto a mais de R$ 50 mil.

"Não lidamos mais com criminosos despreparados. Quem invade trabalha em grupo, estuda a rotina de funcionários e sabe quem são os moradores com dinheiro. Tem que estar preparado para evitá-los, com controle de acessos", afirma Niv Steiman, gerente de projetos do grupo GR.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.