Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Grafite de Osgemeos some de prédio no vale do Anhangabaú

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ele é homem, tem cabelos curtos e escuros e olhos apertados. Usa uma camisa estampada e uma calça marrom. E acaba de se mudar do vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo.

O homem, um grafite de Osgemeos que podia ser visto a metros de distância por quem passava na região, foi apagado da parede lateral do antigo prédio do Sindicato dos Comerciários.

Em seu lugar, o que resta é uma tinta cinza, que parece pintada às pressas. A prefeitura diz que o desenho foi camuflado pelo Sesc a pedido dos próprios artistas. O "sumiço" do grafite gerou polêmica ontem nas redes sociais.

"Mais um exemplo da falta de incentivo à cultura no Brasil", escreveu uma internauta. Outro ironizou: "Só não vale apagar a corrupção".

Segundo a prefeitura, a retirada do desenho ocorre devido ao processo de demolição do prédio, que deve ter início em um mês. Após ser demolida, a área será integrada à praça das Artes, futuro anexo do Theatro Municipal. A previsão é que o novo espaço seja inaugurado neste ano.

O grafite foi feito em 2009 pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo para as comemorações do ano da França no Brasil. A princípio, o personagem, que faz parte da peça "O Estrangeiro", deveria ficar na parede por 30 dias.

A prefeitura diz que a grande aceitação da obra fez com que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana autorizasse que o personagem ganhasse moradia fixa no espaço até a demolição do imóvel.

Agora, a intenção é procurar um novo lugar. Ricardo Patah, presidente do sindicato, órgão que fez parceria com a dupla, diz que já tem uma proposta. "Nosso outro prédio tem uma parede ainda maior", afirma.

A Folha tentou ligar para os artistas, que estão em Los Angeles, nos EUA, mas não conseguiu contato.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.