Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TAM orienta cliente a antecipar embarque

No Carnaval, passageiro deve chegar uma hora mais cedo ao aeroporto; medida visa facilitar procedimentos, diz empresa

Segundo a Infraero, 3,095 milhões viajarão no período em todo o país, 409 mil a mais que no feriado de 2011

DE SÃO PAULO

A TAM orientou os passageiros a antecipar em uma hora a chegada aos aeroportos neste feriado de Carnaval.

Segundo a Infraero, 3,095 milhões de passageiros viajarão no período em todo o país, 409 mil a mais que no Carnaval de 2011 -o equivalente a 2.200 aviões lotados.

Nos voos domésticos, deve-se chegar duas horas antes, em vez de uma, disse a TAM; nos internacionais, quatro horas, no lugar de três.

A Infraero afirma que cabe à companhia determinar o horário de apresentação adequado. E que, de forma geral, chegar uma hora antes nos voos domésticos e duas para os internacionais é o suficiente.

Nos bastidores, executivos da estatal são mais duros: antecipar a ida ao aeroporto, avaliam, faz lotar saguões e estacionamento desnecessariamente, porque os que chegam antes se juntam a quem se apresentou no horário.

A medida, segundo a TAM, serve para facilitar o check-in, o despacho de bagagens e o embarque; ela também foi adotada no final do ano.

Outra ação das empresas aéreas é incentivar os passageiros a fazer check-in eletrônico -internet ou totens nos aeroportos- como forma de evitar filas nos balcões.

Segundo a Gol, um a cada cinco de seus passageiros no país usa o autoatendimento.

Em Cumbica (Guarulhos), 30% usam o autoatendimento; em Congonhas, 26%. Os dois aeroportos são os mais movimentados do país. A TAM não revela seus números.

Ao estimular a apresentação antecipada e o check-in alternativo, as empresas sinalizam desconfiança quanto à estrutura dos aeroportos em períodos de maior movimento.

A Infraero diz que dará conta: haverá reforço de funcionários nos saguões e ações preventivas para evitar problemas em equipamentos, ação semelhante à deflagrada no fim do ano. Será a primeira operação em feriado do terminal 4 de Cumbica, recém-inaugurado.

Também nos moldes de feriados anteriores, a Secretaria da Aviação Civil divulgou ontem o plano para o Carnaval. Entre as medidas está proibir do overbooking (vender mais assentos do que a capacidade) e orientar a colocação de aviões de reserva.

(RICARDO GALLO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.