Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Carnaval 2012

Sem dono

Niemeyer renega a autoria do Sambódromo do Anhembi, onde hoje começam os desfiles

DE SÃO PAULO

O Sambódromo do Anhembi, onde começam hoje os desfiles em São Paulo e que desde 1991 recebe as principais escolas de samba da capital, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A SPTuris, empresa municipal de turismo que administra o sambódromo, acaba de descobrir que não é bem assim: Niemeyer nega ser o autor do projeto.

A maquete do projeto foi entregue em maio de 1990. Ele havia acabado de projetar o Sambódromo do Rio.

O que foi implantado não é exatamente o proposto.

No projeto original não havia, por exemplo, banheiro de alvenaria na parte de trás das arquibancadas. Nem as torres para os jurados, uma exigência da liga das escolas, que organiza os desfiles.

As adaptações foram feitas por arquitetos da prefeitura e pela empresa de engenharia Promon, contratada na época pela Anhembi Turismo, antigo nome da SPTuris. Mesmo assim, Niemeyer nunca havia negado a autoria do projeto do sambódromo.

A SPTuris está fazendo novas reformas no Sambódromo. A dispersão foi ampliada. Será construída uma área para imprensa, que será usada também nas corridas da Fórmula Indy. O camarote oficial da prefeitura vai ganhar uma área permanente.

Antes de fazer as reformas, a SPTuris procurou o escritório de Niemeyer, no Rio, para obter o aval. A Folha apurou que a empresa recebeu como resposta do escritório a informação de que Niemeyer não se considera autor do projeto e que ele não vê necessidade de dar aval a nenhuma obra feita ali.

A Folha não obteve contato com o arquiteto ontem.

(ES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.