Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidade vai ganhar mais ciclofaixas de Lazer

Zonas norte e leste vão contar com pistas de 6 e 14 km, respectivamente

Faixas funcionam só aos domingos e feriados, das 7h às 16h; ciclofaixa é igual a que liga parques na zona sul

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

A cidade de São Paulo vai ganhar duas novas ciclofaixas de Lazer no mês que vem.

Com abertura prevista para 4 de março, o trajeto de 6 km na zona norte vai ligar a praça Heróis da FEB e o Sesc Santana, com acesso ao parque da Juventude (antiga penitenciária do Carandiru).

Na zona leste, a ciclofaixa de 14 km será inaugurada em 25 de março. Ligará a avenida Governador Carvalho Pinto e o parque Tiquatira.

Assim como a Ciclofaixa de Lazer que já opera entre os parques Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas, os novos percursos vão funcionar apenas aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h.

O Bradesco, que já patrocina a primeira ciclofaixa, também vai patrocinar os novos percursos.

Para Aline Cavalcante, que se locomove de bicicleta diariamente, as ciclofaixas, além de servirem de opção aos passeios ciclísticos dentro de parques, tem um outro importante papel.

"Durante a semana, as pessoas que usam a ciclofaixa são motoristas que vão enxergar melhor e respeitar quem está no trânsito de bicicleta."

Mas Aline critica a implantação da ciclofaixa em vias de grande circulação e na esquerda. "Se fossem em vias mais calmas, na direita, poderiam ser usadas nos dias de semana pelos ciclistas."

Neste semestre, a prefeitura também irá inaugurar uma ciclovia no canteiro central da avenida Braz Leme, no trecho entre a rua Marambaia e a avenida Santos Dumont, com 6,7 km de percurso. As pistas de caminhada que já existem serão mantidas.

As ciclofaixas são delimitadas por pintura vermelha na via, que se torna exclusiva para bicicletas nos dias em que opera, através do uso de cones de sinalização.

Além dos carros, ficam proibidos pedestres, skatistas e patinadores. Nas ruas que compõem seu percurso, a velocidade máxima para os veículos é de 40 km/h.

Haverá restrições de estacionamento e conversão sinalizada em vias que fazem parte dos percursos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.