Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sergio Ragi Eis (1962-2012)

Médico referência em osteoporose

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Só neste ano, o Brasil terá três eventos internacionais na área de osteoporose, em boa parte graças aos esforços de Sergio Ragi Eis, referência nos estudos sobre a doença.

O médico foi consultor da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre o assunto.

Natural do Rio, formou-se em medicina, em sua cidade, no fim dos anos 80. Na década seguinte, mudou-se para Vitória, onde implantou o primeiro serviço de densitometria (exame que mede a densidade óssea) do Espírito Santo. Levou para o Estado o sexto densitômetro do país.

Na cidade, montou o Cedoes (Centro de Diagnóstico e Pesquisa da Osteoporose do Espírito Santo), um dos maiores centros do tipo no Brasil.

No ano passado, conseguiu fundir três sociedades. Surgia a Abrasso (Associação Brasileira para Avaliação da Saúde Óssea e Osteometabolismo), que fora idealizada também pelo amigo Antônio Carlos Araújo de Souza, médico que morreu, aos 56 anos, no acidente da TAM, em 2007.

O atual presidente da associação, Bruno Muzzi Camargos, conta que o amigo era uma liderança política. Ele lembra que Sergio coordenava um estudo inédito que está traçando o panorama da osteoporose no país.

Segundo a mulher, Irani, o marido era um autodidata: criou todo o sistema de informatização do Cedoes e um software para laudos médicos que foi comercializado.

Também sozinho aprendeu música. Tocava violão, cantava e teve uma banda.

Morreu na quarta, aos 49, de câncer. Deixa duas filhas.

A missa do sétimo dia será hoje, às 18h30, na igreja Sta. Rita de Cássia, em Vitória.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.