Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Polícia ocupa bairro em Curitiba para implantar 1ª unidade pacificadora

Paraná adota modelo inspirado nas UPPs do Rio para conter alta da violência

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Em uma ação inspirada nas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) do Rio de Janeiro, policiais militares e civis do Paraná ocuparam ontem um conjunto de vilas no bairro do Uberaba, na periferia de Curitiba, a fim de implantar a primeira UPS (Unidade do Paraná Seguro) do Estado.

Espelhada nas unidades cariocas, será uma unidade para bairros com alto índice de criminalidade e forte presença de traficantes de drogas.

Curitiba, que recebe o projeto piloto, viveu uma alta de violência na última década: tem a sexta pior taxa de homicídio entre as capitais: 55,9 por 100 mil habitantes -à frente de São Paulo, Rio e Salvador.

No bairro do Uberaba, o índice de homicídios é de 73,5 por 100 mil habitantes (a média brasileira é de 26,2).

Na ação de ontem, os policiais, com fuzis, coletes à prova de balas e capacetes, cumpriram 34 mandados de busca e apreensão e revistaram cerca de 3.000 moradores.

Foram presas três pessoas, mas outras 14 já haviam sido detidas em dezembro, numa ação preliminar -incluindo dois chefes do tráfico local.

Não houve apreensão de armamento pesado nem tiroteios, como no Rio. O Exército não foi acionado.

A população aprovou. "Só ouvi uma mulher comentando que estouraram a porta dela. Mas tem que fazer, porque não está escrito na testa quem é bom e quem é ruim", afirma o presidente da associação de moradores, Percy dos Santos.

Quando a UPS for implantada, em uma semana, 62 PMs, que estão recebendo treinamento sobre direitos humanos e uso não letal de armamento, entre outros cursos, farão o policiamento permanente da região. "É uma polícia amiga", afirma Reinaldo César, secretário da Segurança.

O projeto deve ser estendido a outras cidades, até no interior. Em Curitiba, a meta é implantar dez UPSs neste ano.

O Paraná é o terceiro Estado a aderir às unidades pacificadoras; em 2011, a Bahia abriu três bases em Salvador.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.