Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Entrevista 1

SP não é cidade para bicicletas, diz professor da USP

DE SÃO PAULO

São Paulo não é uma cidade para bicicletas, afirma Jaime Waisman, professor da USP e consultor. Segundo ele, o espaço físico é muito estreito para que as bicicletas disputem em segurança espaço com os carros.

-

Folha - O trânsito de SP é seguro para as bicicletas?
Jaime Waisman - São Paulo não é cidade para bicicletas. Os cicloativistas vão me matar, mas essa é a verdade. O sistema viário é extremamente congestionado e limitado, o que causa uma briga selvagem para conseguir andar. Nessa briga quem leva a pior? O mais fraco, que são os pedestres e as bicicletas.

É possível conciliar a bicicleta com o trânsito?
Não dá para criar mais espaço, alargar as ruas nem restringir caminhões, carros, vans. São Paulo não tem estrutura para circulação de ciclistas, infelizmente.

E onde os ciclistas podem andar, então?
Em segurança, só em ciclovia ou ciclofaixa. No meio do trânsito, os atropelamentos continuarão acontecendo. Uma solução talvez fosse não estimular as pessoas a não andar em determinadas vias porque ali a probabilidade de morte é muito grande.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.