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Pane em check-in atrasa voos da TAM em todo o país

Falha ocorreu por rompimento de cabos de fibra ótica em SP; cartões de embarque tiveram de ser preenchidos à mão

Companhia área diz que situação se normalizou ainda de manhã e que prestou assistência aos passageiros

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO
MARINA GAMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma falha no sistema de check-in da TAM prejudicou passageiros em todo o país ontem. Até as 22h, um a cada três voos domésticos da empresa no país havia atrasado. O mesmo ocorreu com um a cada quatro internacionais.

A situação se deveu ao rompimento de dois cabos de fibra ótica em Diadema.

Das 6h às 11h30, os funcionários tiveram de preencher cartões de embarque e tíquetes de bagagem à mão, o que criou enormes filas.

Os aeroportos de Congonhas, Cumbica e Brasília estavam entre os mais afetados. À tarde, a situação se normalizou e as filas acabaram.

De manhã, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ameaçou suspender a venda de bilhetes da TAM; à tarde, a possibilidade foi afastada.

A agência convocou a empresa a prestar esclarecimentos na segunda-feira. Será investigado, sob pena de multa, se ela atendeu adequadamente aos passageiros e se não levou os tripulantes a trabalhar mais do que a lei determina.

Ao menos 24,5 mil passageiros da TAM foram prejudicados no país, a considerar os 243 voos (dos 813 previstos) atrasados com ocupação média de 70% no menor avião da empresa, com capacidade para 144 passageiros.

A TAM não quis divulgar dados oficiais. Limitou-se a orientar os jornalistas a buscar a informação no site da Infraero (estatal que gere aeroportos).

Segundo a estatal, 243 voos da TAM haviam atrasado até as 22h, o que equivale a 30%.

Os cabos que se romperam e causaram o problema eram da TIM, empresa de telefonia que presta serviços à TAM. A normalização ocorreu às 11h14, disse a TIM. Os cabos alimentam o sistema de check-in.

A TAM informou que a situação foi normalizada ainda no final da manhã, afirmou lamentar os inconvenientes e disse prestar assistência aos passageiros.

Em 19 de julho, uma falha de sistema havia afetado o check-in da Gol.

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