Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Mate com limão e biscoito de polvilho serão patrimônios culturais cariocas

DIANA BRITO
DO RIO

"Olha o maaaate! Limão e mate! Mate limão, geladinho e gostosinho!" Com seus típicos gritos, os ambulantes das areias, apontados como personagens clássicos das praias cariocas, passam a ser Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio a partir de hoje.

Além dos vendedores de mate e limonada em galão, os que vendem biscoito de polvilho também receberão esse título, segundo decreto a ser publicado hoje no Diário Oficial do município.

O decreto destaca que os vendedores são considerados bens imateriais por serem "personagens marcantes e tradicionais da paisagem cultural das praias cariocas".

Eles também foram nomeados "símbolos do Rio e parte integrante do imaginário nacional e internacional".

Em 2009, a prefeitura chegou a proibir a venda de mate e limonada em galões nas praias por problemas sanitários. Após reações, voltou atrás. Agora, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) afirma que os itinerantes terão a qualidade do produto garantida.

"O grito deles representa a alma e o espírito do povo carioca. Eles são a cara do Rio", disse, em encontro com trabalhadores na praia do Leme.

Segundo o historiador Milton Teixeira, os vendedores de mate são tradicionais desde a década de 30. Já a venda de biscoito de polvilho se popularizou nos anos 50.

Com o reconhecimento, os trabalhadores poderão se cadastrar para obter o alvará de exercício legal da profissão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.