Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Operadores de brinquedo serão ouvidos pela polícia

Funcionários do Hopi Hari vão prestar depoimento nesta semana

Adolescente morreu ao despencar de La Tour Eiffel; 14 atrações do local foram vistoriadas ontem

EDUARDO GERAQUE
MARÍLIA ROCHA
ENVIADOS ESPECIAIS A VINHEDO

A polícia de Vinhedo pretende ouvir a partir de hoje os dois funcionários do parque Hopi Hari que acionaram o brinquedo La Tour Eiffel na sexta-feira, dia 24, com a garota Gabriella Nichimura em uma das cadeiras da atração.

O elevador sobe a mais de 60 metros e cai em queda livre. Quando ele estava a 25 metros do chão, a adolescente, que nasceu no Japão e é filha de pais brasileiros, despencou e morreu na hora.

O delegado Álvaro Santucci Júnior disse ontem à Folha que dois fatos principais chamam a atenção da polícia.

O primeiro é por qual motivo uma cadeira que estava sem uso havia anos acabou sendo ocupada por Gabriella.

A cadeira, segundo o delegado, não estava quebrada, mas uma pessoa muito alta que sentasse ali poderia bater o pé na estrutura de ferro que imita a torre Eiffel, que envolve a base do brinquedo.

O segundo problema, que provavelmente causou a morte da menina, é saber o responsável pela abertura da trava de segurança do brinquedo. O dispositivo se abriu quando o elevador despencava por volta de 90 km/h.

"Existe uma espécie de chavinha manual atrás de cada cadeira. Ela serve para abrir a trava de segurança em caso de algum tipo de pane", diz o delegado. Como a chave não estava fechada, a menina pôde se sentar na cadeira e, quando o brinquedo começou a descer, a trava se abriu.

O trabalho da polícia será lastreado pelos laudos de especialistas, que ontem voltaram ao parque de diversões.

No quarto dia de interdição, peritos da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, além de profissionais do Crea-SP e técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), priorizaram a vistoria de 14 brinquedos. O Hopi Hari tem aproximadamente 60 atrações.

Ontem, os peritos ligaram o brinquedo La Tour Eiffel. O chefe do Laboratório de Estruturas do IPT, Sérgio Ferreira, disse que eles queriam entender o mecanismo de funcionamento da atração.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.