Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Passageiros danificam estação após falha em trem

Quebra-quebra no Brás deixou três feridos

Edu Silva/Futura Press
Depois de falha em trem, passageiros são retirados de vagões da CPTM enquanto outros andam pelos trilhos; confusão acabou com 6 pessoas detidas
Depois de falha em trem, passageiros são retirados de vagões da CPTM enquanto outros andam pelos trilhos; confusão acabou com 6 pessoas detidas

MARIANA POLI
DO "AGORA"

Um problema no sistema de tração de um trem da linha 12-safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) causou tumulto e quebra-quebra na estação Brás (região central de SP) na manhã de ontem.

Revoltados com a demora de uma composição, passageiros forçaram a abertura das portas e invadiram os trilhos na chegada da estação. O trem de trás também parou. Seis pessoas foram detidas.

Segundo a polícia, os seguranças da CPTM usaram gás de pimenta e bala de borracha para controlar o tumulto. Ao menos três pessoas ficaram feridas. A empresa disse que dois agentes e uma passageira foram levados ao hospital e passavam bem.

Passageiros ouvidos pela reportagem disseram que a linha estava com atraso atípico -de quase duas horas- e circulava com velocidade reduzida. "Quando o trem parou, as pessoas quebraram as portas para sair. O maquinista teve de correr, pois queriam linchá-lo", conta o vendedor Marcelo Rodrigues, 36.

A confusão teria começado após seguranças tentarem conter os mais exaltados. Irritado com o fato, um grupo de pessoas que já estava no andar de cima da estação começou a atirar objetos nos trilhos.

"Os seguranças foram cercados por uma multidão", diz o técnico Felipe Alencar, 20. "Voou cadeira, mesa, lixeira. Ameaçaram atirar pessoas nos trilhos", disse uma funcionária da CPTM, que não quis se identificar.

Segundo a polícia, havia cerca de 2.000 pessoas nos dois trens. Destas, 300 teriam participado do tumulto, que acabou com a depredação de mesas, cadeiras, lixeiras, pedestais e placas publicitárias.

Segundo Valdir Rosa, delegado-titular da Delpom (delegacia do metropolitano), seis suspeitos foram detidos, dois deles menores.

"Os adultos foram autuados por depredação de patrimônio público e lesões corporais. Já os menores terão de se apresentar à Vara da Infância", diz Rosa. Até a noite de ontem, três adultos haviam sido liberados após pagar fiança de R$ 650.

A CPTM informou que houve um defeito no sistema de tração de um trem que vinha de Calmon Viana. Segundo a companhia, os usuários não aguardaram o restabelecimento do trem, acionaram o dispositivo de emergência das portas e desceram na via.

Segundo a CPTM, "os agentes de segurança só agiram depois que foram iniciados os atos de vandalismo".

Em nota, a companhia afirmou ainda que a circulação na linha foi normalizada às 8h30 e que ainda não contabilizou os prejuízos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.