Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ciclovia na Paulista pode ser 'emblemática' e 'inconveniente'

Especialistas em trânsito e transporte se dividem sobre projeto

Joel Silva/Folhapress
Ciclista trafega em meio aos carros na avenida Paulista, na região central de São Paulo
Ciclista trafega em meio aos carros na avenida Paulista, na região central de São Paulo

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

A ideia de uma ciclovia na Paulista, que tomou força depois da morte da bióloga Juliana Dias, 33, na avenida na semana passada, não é consenso entre especialistas.

Por ser muito conhecida no Brasil inteiro, uma ciclovia ali seria uma oportunidade de "alardear" a bicicleta como meio de transporte e incentivar a criação de vias para esses veículos em São Paulo e no resto do país, diz o engenheiro civil Creso Franco Peixoto, professor da FEI e mestre em transportes.

Ele acredita que a via exclusiva para bicicletas deveria ser feita na calçada, com pintura e barreiras físicas a serem removidas no futuro, quando o nível educacional for maior e houver fiscalização de normas de trânsito por ciclistas e pedestres. "A convivência entre pedestres e ciclistas é possível".

Desde que o espaço suprimido seja o de circulação dos carros, o consultor em trânsito e transporte Horácio Augusto Figueira é favorável a uma ciclovia na avenida Paulista. Ele também acha que uma ciclovia na alameda Santos é boa opção.

Luís Antônio Seraphim, que também é consultor em trânsito e transporte, opina que, quando existe a demanda por uma meio de transporte em uma via -cerca de mil viagens de bicicletas são feitas na Paulista todos os dias- é dever do poder público proteger esse usuário.

No entanto, o especialista acredita que há "inconvenientes" para se fazer uma ciclovia na Paulista. Entre eles o fato de a avenida ter muitas conversões de fluxo intenso à direita, lado em que as bicicletas circulariam.

"Não é um impeditivo, mas [a ciclovia] não vai garantir a segurança para o usuário".

Para Flamínio Fishman, urbanista especialista em trânsito, seria mais razoável implantar uma via exclusiva para bicicletas, com duas mãos, na paralela alameda Santos, suprimindo as vagas de estacionamento ali.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.