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Novo acidente expõe abandono de pontes

Termo de compromisso de 2007 prevê reforma de 68 estruturas em dez anos, mas só 18 foram consertadas até agora

Folha percorre dez pontes e constata problemas em nove delas; prefeito estuda rever prazo para obras

Adriano Vizoni/Folhapress
Buracos na calçada do viaduto João Julião da Costa Aguiar, na zona sul de São Paulo
Buracos na calçada do viaduto João Julião da Costa Aguiar, na zona sul de São Paulo

DE SÃO PAULO

A queda de parte da estrutura da ponte do Morumbi, ocorrida sábado na marginal Pinheiros, acendeu de novo o alerta para as más condições de pontes e viadutos na cidade. No caso, ninguém se feriu e o trânsito foi logo liberado.

Dez dias atrás, porém, incidente parecido deixou cinco feridos na avenida 23 de Maio, com a queda de concreto de um viaduto sobre um táxi.

A Folha percorreu ontem pontes de várias regiões da cidade de São Paulo acompanhada dos engenheiros Renato Landmann e Engler Apaza Medina, especialistas em inspeção de grandes estruturas.

De dez visitadas, eles detectaram problemas em nove. Apenas uma ponte -a do Limão, reformada em 2009- não oferecia nenhum risco.

Os problemas mais comuns são infiltrações, falhas em juntas e baixa altura para passagem de caminhões -há muitos choques por conta disso.

As consequências vão desde a queda de concreto, como ocorreu na ponte do Morumbi e no viaduto Brigadeiro Luís Antônio, sobre a 23 de Maio, até problemas mais sérios, como danos estruturais que podem levar à interdição.

"Quanto mais se posterga a manutenção, mais onerosa será a reforma", afirma Julio Timermann, da Associação Internacional de Pontes e Engenharia Estrutural.

ACORDO

O sinal de alerta já havia sido acionado em 2007, quando, a partir de um estudo do Sindicato de Arquitetura e Engenharia, o Ministério Público exigiu que a Prefeitura de São Paulo reformasse 68 pontes e viadutos num prazo de dez anos. Passados cinco, apenas 18 foram reformados.

E só agora a prefeitura fará um diagnóstico aprofundado sobre o estado das suas pontes e de seus viadutos.

O incidente no Morumbi ocorreu quase no mesmo momento em que o prefeito Gilberto Kassab (PSD) visitava as obras no viaduto Pompeia, na zona oeste, que teve a estrutura danificada após um incêndio em 9 de janeiro.

O prefeito estuda pedir ao Ministério Público uma ampliação do prazo das reformas.

Em seu plano de metas para 2012, ele prometeu obras em 30 pontes e viadutos -18 estão na lista do Ministério Público. Da lista, reformou nove.

A maioria dos 456 viadutos, pontes e passarelas da cidade datam das décadas de 1950, 1960 e 1970. As estruturas têm vida útil de 50 anos. Estão, portanto, no limite.

(NATÁLIA CANCIAN, REYNALDO TUROLLO JR. E GIBA BERGAMIM JR.)

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