Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outro lado

Repasse serve para que haja parceria, afirma presidente

DE SÃO PAULO

Segundo Fernando Costa, presidente da Uniesp, o repasse de dízimo serve para que "exista um envolvimento entre a igreja e a instituição. É uma relação de parceria que nós temos".

Ele também afirma que essa parceria com igrejas de diversos tipos de credo tem como objetivo promover o ingresso de alunos carentes no ensino superior.

Sobre a ausência de todos os descontos de pontualidade para alunos financiados pelo Fies, Costa diz que as práticas da instituição estão dentro da lei, sem detalhar como.

Afirma ainda que os preços cobrados por todos os cursos oferecidos estão divulgados na internet, como determinado por portaria do Ministério da Educação.

Questionado sobre o fato de unidades da Uniesp contatadas pela Folha não terem oferecido desconto de pontualidade para pagamento de mensalidades via Fies, Costa repetiu sua resposta: "Nós praticamos o que está na lei".

Afirmou ainda que fornece o desconto de pontualidade de R$ 100 a alunos do financiamento federal.

Para estudantes fora do Fies, os descontos para pagamento até o vencimento chegam a R$ 689,10. A Folha não localizou os representantes das igrejas conveniadas.

A reportagem perguntou à Uniesp com quais igrejas foi firmado o convênio que prevê repasse de 10% do valor das mensalidades recebidas pelo Fies dos alunos que foram indicados por elas.

A instituição afirma que a relação pode ser vista no site, onde são listadas 25 igrejas. Há entidades evangélicas, adventistas e católicas listadas. A Uniesp, porém, não respondeu com quais delas o contrato prevê pagamento de dízimo.

SOCIAL

A Folha perguntou a Costa se não ia contra o interesse dos alunos a Uniesp exigir exclusividade na indicação de fiéis pelas igrejas. Ele afirmou que a prática ocorre também entre outras igrejas e universidades.

"Nossa instituição tem uma responsabilidade social e também a missão de levar ao ensino superior as camadas mais humildes de nossa população", disse a Uniesp em nota.

A Uniesp afirma, em sua página na internet, que reúne em seu quadro professores experientes e com sólida formação acadêmica.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.