Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morumbi, Jardins e Itaim Bibi realizam ato contra violência

Cerca de 260 moradores de bairros nobres da zona oeste de São Paulo exigem mais ação contra assaltos e arrastões

Manifestantes pedem policiamento maior, mas PM afirma que já intensificou atuação na região no início do ano

NATÁLIA CANCIAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com camisetas brancas customizadas, apitos, panelas e cartazes com imagens dos filmes "Pulp Fiction" e "Laranja Mecânica", moradores de bairros nobres de São Paulo fizeram ontem protesto por mais segurança.

O movimento, convocado pelo Facebook, reuniu cerca de 260 pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar.

O grupo se reuniu no parque do Povo (zona oeste). A maioria dos participantes era de bairros como o Itaim Bibi, Morumbi e dos Jardins.

Aos gritos "Queremos paz! Queremos proteção! Queremos viver sem medo de arrastão", os manifestantes soltaram balões brancos.

"Moro em São Paulo desde que nasci. E nunca me senti tão insegura como aqui", diz a publicitária Betina Steinkopff, 41, moradora do Itaim.

Durante o "panelaço", o grupo também fez um abaixo-assinado por mais policiamento, seguiu em caminhada pelo parque e tomou boa parte da avenida Cidade Jardim, na faixa de pedestres.

Motoristas que esperavam para passar no local reagiram e fizeram um "buzinaço". Ciclistas que queriam entrar na ciclofaixa também reclamaram. "Esperei mais de dez minutos para atravessar", conta Aline Chichmanian, 31.

Segundo a designer Rita Peano, 45, uma das organizadoras do movimento, a crescente sensação de insegurança na região motivou o ato. "Todo dia tinha alguém reclamando na internet de uma situação de violência." Segundo a escritora e artista plástica Giovanna Vilela, 37, "aqui estava parecendo 'Pulp Fiction', um território livre para a violência".

A Polícia Militar informou que já intensificou o policiamento na região no início do ano. Segundo a Secretaria da Segurança, foram registrados no 15º DP (Jardim Paulista) 1.460 roubos em 2011 - 0,13% das ocorrências da cidade.

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA No ITAIM BIBI*

3 homicídios (0,29%das ocorrências da cidade)

7 estupros (0,29% das ocorrências da cidade)

1.460 roubos (0,13%das ocorrências da cidade)

3.471 furtos (1,75% das ocorrências)

*Em 2011 no 15º DP (Jardim Paulista)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.