Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Zona leste tem vias com mais veículos roubados na capital

Sapopemba e Jacu-Pêssego registram por dia mais de um caso em que a vítima é alvo de violência ou ameaça

Tipo de crime na cidade de São Paulo aumentou 23,5% no primeiro bimestre deste ano em relação ao ano passado

DE SÃO PAULO

A Sapopemba é considerada a maior avenida paulistana e, no primeiro bimestre deste ano, passou a ter outro título: o de via onde mais se rouba (quando há violência ou ameaça do ladrão) veículos na cidade de São Paulo.

Em um trecho da via -os 19,5 km da avenida que rasgam dezenas de bairros da zona leste paulistana-, houve 83 roubos de veículos (1,3 por dia) em janeiro e fevereiro.

Três das 93 delegacias da capital paulista atendem esses 19,5 km da Sapopemba. Ao todo, no entanto, a avenida tem 40 km de extensão, sendo 20,5 km nos municípios de Mauá e Ribeirão Pires (ABC). A marginal Tietê, por exemplo, tem 23,5 km.

Esse maior trecho da Sapopemba, fora da cidade de São Paulo, não faz parte da análise inédita feita pela Folha com base em 7.280 boletins de ocorrência sobre roubos de veículos registrados na capital paulista, entre janeiro e fevereiro deste ano.

Outra grande via da zona leste paulistana, a Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores, é a segunda mais visada por ladrões para roubar veículos. Foram 66 casos, em 60 dias. A Raimundo Pereira de Magalhães, que liga a Lapa, na zona oeste, a um dos extremos da zona norte, teve 60.

Das 25 vias mais visadas pelos ladrões de veículos da cidade, dez estão na zona sul e sete na área da zona leste.

MAIS CRIMES

Em comparação com o 1º bimestre de 2011 (5.903 casos), os roubos de veículos subiram 23,5% no mesmo período deste ano na cidade.

Em janeiro e fevereiro de 2011, em média, cem veículos foram roubados por dia (4 por hora); no mesmo período deste ano, foram 121 (5 por hora).

Todas as 25 vias onde mais ocorrem roubos de veículos na capital paulista são locais de trânsito intenso.

TRECHOS DE RODOVIAS

Os trechos urbanos das rodovias Fernão Dias (33), Anhanguera (24), Presidente Dutra (21) e Raposo Tavares (17) também estão entre as 25 vias mais visadas por ladrões.

O rastreamento dos boletins de ocorrência de roubos de veículos mostra que o 16º Distrito Policial (Vila Clementino) é o que mais teve registros para esses crimes: 312.

Mas a Folha detectou que entre esses 312 estão cerca de 60 que ocorreram em áreas de outras delegacias da zona sul. Há, por exemplo, casos na Cidade Dutra, distante 25 km do 16º DP, e no Capão Redondo, a 20 km, que foram registrados na Vila Clementino.

(ANDRÉ CARAMANTE, AFONSO BENITES, ANDRÉ MONTEIRO E ADRIANO BRITO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.