Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fernando Antônio Thomaz Rainho Ribeiro (1938-2012)

Professor de direito e político de Juiz de Fora

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Por influência da mãe, a escritora de livros infantis Cleonice Rainho, Fernando Antônio Thomaz Rainho Ribeiro tomou gosto logo cedo pela leitura. Tornou-se um homem culto e inteligente, como contam os familiares.

Na mineira Juiz de Fora, onde nasceu, começou a carreira como professor de matemática. Passou a lecionar direito depois de se formar na universidade federal da cidade, de onde foi professor.

Também teve o próprio escritório de advocacia.

Na gestão de Francisco Antônio de Mello Reis na Prefeitura de Juiz de Fora (1977-1982), foi secretário de governo. Era muito amigo do prefeito e acabou candidato a deputado estadual -assumiu o cargo, pelo PDS, em 1983.

Depois, foi presidente da Helibras, única fabricante brasileira de helicópteros, pouco antes de a empresa passar à iniciativa privada.

Aposentado como professor da federal, exerceu ainda a função de reitor da Estácio de Sá. Havia sido um dos responsáveis por levar a faculdade do Rio a Juiz de Fora.

Era apaixonado por viagens e adorava reunir os amigos em casa, em churrascos.

Muito religioso, fundou um grupo de orações numa igreja de sua cidade natal.

No fim do ano passado, durante uma viagem a São Paulo para ver uma neta, sentiu dores no peito. Foi internado com problemas cardíacos. Os 48 anos de casamento com a professora Maria José foram comemorados no hospital, onde ficou por quatro meses.

Morreu, aos 73 anos, na quinta-feira (15), dia em que a mãe fez 97 anos. Teve quatro filhos e nove netos. Foi enterrado em Juiz de Fora.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.