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Às vésperas de sair, Kassab lança plano de corredores

Pacote de vias exclusivas, promessa de campanha, terá licitação aberta

Prefeitura nega atraso na implantação dos corredores e afirma ter priorizado repasses para o metrô paulistano

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

Em 2008, na campanha eleitoral, Gilberto Kassab (PSD) mostrava o que seria um corredor de ônibus feito em seu governo: tecnológico e com área para ultrapassagem.

Só agora, em seu último ano de mandato, o prefeito promete iniciar as primeiras obras. Se tiverem continuidade, elas serão entregues apenas por seu sucessor, a ser eleito no final deste ano.

Até abril, a prefeitura diz que abrirá licitação estimada em R$ 2 bilhões para obras de transporte: quatro novos corredores -mais a reforma de dois-, cinco terminais e duas rodoviárias intermunicipais.

A oposição o critica por não ter investido em corredores, marca da gestão petista de Marta Suplicy (2001-2004).

Em resposta, Kassab costuma dizer que concluiu a etapa inicial do Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila), do centro ao Sacomã e à Vila Prudente, e transformou o trecho até Cidade Tiradentes em monotrilho.

Mesmo que fosse possível concluir as obras em 2012, Kassab não atingiria sua própria meta de criar 66 km de corredores de ônibus. Os quatro novos somam 39,3 km.

Também não concluirá a meta de entregar nove terminais. Um foi concluído, no Campo Limpo, e outro, em Pinheiros, está previsto para o fim do ano. Com os cinco da da licitação, seriam sete.

Kassab prometeu ainda requalificar 38 km de corredores. Está em obras o corredor Rebouças (10 km) e, em licitação, o Guarapiranga (8 km). Na nova licitação entrarão mais 22,6 km -dos corredores Inajar de Souza e M'Boi Mirim.

A Secretaria de Transportes nega demora na implantação de corredores. Diz que a prioridade foi o metrô -a prefeitura transferiu R$ 1 bilhão para a companhia, parte para as obras do Expresso Tiradentes.

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