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Organização denuncia propaganda do Kinder Ovo

Ação em shopping foi considerada abusiva

DE SÃO PAULO

O Instituto Alana, ONG que atua nos direitos da criança e do consumidor, encaminhou no início do mês representação ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, contra a empresa Ferrero do Brasil, responsável pela divulgação dos produtos Kinder Ovo e Kinder Joy no país.

No ano passado, a Ferrero do Brasil instalou um cinema 4D (que inclui sensações como cheiros) no formato de um Kinder Ovo gigante no shopping Eldorado, na zona oeste. Na internet, foi veiculada publicidade da atração.

Para a ONG, houve abuso na promoção, que tem impactos negativos ao induzir as crianças ao consumo de produtos com baixo valor nutricional e alto teor calórico.

Em novembro passado, a ONG enviou uma notificação à empresa. Em resposta, a Ferrero disse que a instalação tratava-se de ação educativa em torno da marca. Afirmou ainda que o site não tinha as crianças como alvo e que se dirigia aos pais com filhos.

"Depois de recebermos essa reposta, decidimos levar o assunto adiante. Fizemos a denúncia ao DPDC pois o órgão tem atuação importante em relação às políticas que serão desenvolvidas para o consumo", diz Isabella Henriques, advogada da ONG.

O Alana aguarda agora o pronunciamento do DPDC.

A Folha tentou contato com a Ferrero do Brasil. Sua assessoria de imprensa informou que não conseguiu encontrar seus diretores.

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