Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

40% dos parques anticheias ficam no papel

Das 50 áreas de lazer a serem construídas ao redor de córregos e rios paulistanos, só 30 devem ser entregues por Kassab

Atualmente, existem 24 parques lineares, como são conhecidos, na cidade; seis ainda estão sendo implantados

Fotos Apu Gomes/Folhapress
Criança brinca em meio à lama em parque linear de Parelheiros (zona sul de SP), entre as ruas Terezinha do Prado Oliveira e José Pedro de Borba
Criança brinca em meio à lama em parque linear de Parelheiros (zona sul de SP), entre as ruas Terezinha do Prado Oliveira e José Pedro de Borba

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) não vai cumprir a promessa de campanha, registrada em suas diretrizes de governo, de fazer 50 parques lineares por toda a cidade.

Um parque linear também pode ser chamado de parque antienchente. Isso porque as áreas gramadas de lazer margeiam córregos e rios, ajudando assim a preservar a qualidade dos cursos de água e a absorver melhor a chuva.

Se tudo der certo para Kassab, que deixa a prefeitura em dezembro, a cidade terá apenas 30 dos 50 parques antienchete prometidos em campanha. Ou seja, 60% da promessa será cumprida, 40%, não.

Segundo estimativas oficiais, cerca de 2 milhões de paulistanos vivem nas margens de córregos. Boa parte dessa ocupação é ilegal. Com os parques lineares, essas pessoas são retiradas.

No parque linear Canivete, em Brasilândia (zona norte), por exemplo, a retirada dos moradores de duas grandes áreas e a implantação da área verde ao redor do córrego Canivete tem evitado enchentes.

Hoje, existem 24 parques lineares funcionando na cidade de São Paulo, de acordo com a prefeitura. Outros seis estão em diferentes fases de implantação.

SITUAÇÃO

A Folha visitou as obras de "um dos mais adiantados", segundo a gestão Kassab.

O parque linear Rio Verde, praticamente vizinho ao futuro estádio do Corinthians, em Itaquera (zona leste), ainda é um terreno baldio cercado de grades. O córrego Rio Verde, que atravessa a área, está sujo. Poucas mudas foram plantadas até agora.

Um parque linear em Parelheiros, classificado como implantado pela atual gestão, não está bem conservado.

MUDANÇA

Kassab, depois que tomou posse, em 2009, mudou os planos da campanha. Incluiu em seu plano de metas -dispositivo legal que estabelece objetivos para a gestão- a promessa de construir cem parques, nas sem especificar se seriam lineares ou normais.

Essa promessa, afirma a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, será cumprida até dezembro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.