Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Secretaria diz que dados sobre roubo de carros estão corretos

Governo afirma haver casos de duplicidade ou fraude; BOs passarão por análise

DE SÃO PAULO

A Secretaria da Segurança Pública afirmou ontem, por meio de sua assessoria, que os dados divulgados anteontem sobre as estatísticas de roubos de veículos na capital paulista estão corretos.

Pelos dados, no primeiro bimestre, foram 6.957 roubos de veículos na cidade -aumento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mapeamento feito pela Folha e publicado no último dia 19, porém, rastreou 7.280 boletins de ocorrência, alta de 23,5% em relação a 2011.

Em nota, a secretaria deu três explicações para os 323 casos: 1) Podem ter sido registrados duas vezes; 2) Podem ter sido registrados apenas para fraudar seguradoras de veículos; 3) Podem ser casos em que uma pessoa entregou seu veículo para quitar dívidas com drogas e depois registrou a ocorrência como roubo de veículo.

A reportagem solicitou ontem à Segurança Pública exemplos de situações em que os roubos de veículos foram registrados em duplicidade, para fraudar seguradoras ou até mesmo para pagar dívidas com traficantes, mas a pasta não apresentou casos.

REVISÃO

Apesar das explicações da secretaria, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, vai pedir que a CAP (Coordenadoria de Análise de Planejamento) reveja todos os boletins de ocorrência desse tipo de crime.

O objetivo é saber por que há diferença de 323 casos entre esses registros e as estatísticas oficiais.

Carneiro Lima afirmou ainda que pediu que todos os delegados titulares façam um levantamento detalhado dos roubos de veículos, com locais e horários dos crimes, a exemplo do que a Folha fez.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.