Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Flavia Maria da Silveira Lobo Samuda (1935-2012)

Cidadã do mundo, amiga de Millôr

DE SÃO PAULO

Cerca de uma semana depois da morte de seu amigo Millôr Fernandes, morreu anteontem de câncer, no Rio, aos 76 anos, a escritora e professora Flavia Maria Lobo.

Filha da também escritora Flavia Maria da Silveira Lobo e do economista e professor Roberto Leal Lobo e Silva, era irmã do ex-reitor da USP Roberto Leal Lobo e Silva Filho.

Flavia Maria, como era conhecida, escreveu em 1969 o livro infantil "Maurício, o Leão de Menino", ilustrado por Millôr, relançado em 2009 pela Cosac Naify.

Além de autora de livros infantis, foi professora de inglês, poeta e viajante. Foi grande amiga da atriz Leila Diniz (1945-1972).

Casou-se pela primeira vez com o físico Lenine Righetto, com quem teve o único filho, Flávio. Após se casar pela segunda vez, com Mike Samuda, viveu por quase 20 anos fora do país. Morou nos EUA e na Europa e deu aulas na Inglaterra e em escolas internacionais nas Bahamas, em Papua-Nova Guiné, em Lesoto e na Noruega.

"Era uma mulher muito inteligente, de raciocínio rápido, elegante e bem-humorada -tanto que era amiga do Millôr", diz Ana Maria Santeiro, sua agente literária.

Na volta ao Rio, em 1997, separada do segundo marido, reaproximou-se do jornalista, escritor e artista.

Em certa ocasião, escreveu-lhe, a fim de consultá-lo sobre uma tradução que fizera para o inglês de seus haicais, e recebeu do "filósofo do Méier" a seguinte resposta:

"Flavia, minha amiga, que dizer? Sou contra -não admito que você faça melhor do que o original. Abracadabraço. O Millôr".

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.