Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Arquiteto Augusto da Silva Telles morre aos 88

Ele lecionou na UFRJ e foi consultor do Iphan

DE SÃO PAULO

O arquiteto carioca Augusto Carlos da Silva Telles, uma das maiores autoridades em patrimônio cultural do país, morreu anteontem, no Rio, aos 88. Ele sofria de Parkinson havia mais de uma década, de acordo com a família.

A morte ocorreu 11 dias depois de o arquiteto perder um de seus dez filhos, de câncer.

Formado pela UFRJ, foi professor da instituição até 1982. No Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), atuou como consultor técnico e comandou a Diretoria de Tombamento e Conservação.

O arquiteto fez projetos de restauração e conservação -como os estudos da formação urbana de Vassouras, no Estado do Rio, e Olinda, em Pernambuco- e também atuou no Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco.

"Depois de Lúcio Costa, talvez tenha sido a pessoa que mais influenciou na formação de profissionais do Iphan no campo do patrimônio imaterial", afirmou o presidente do órgão, Luiz Fernando de Almeida.

Augusto Carlos da Silva Telles vivia com a mulher, Irene, em Paty do Alferes (RJ). O enterro foi ontem, no Rio.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.