Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Sessão de cinema para deficiente visual chega ao interior paulista

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Na tela do cinema, a imagem mostra uma senhora em uma cadeira, em uma sala ampla com um piano ao fundo, bordando em silêncio. No áudio, um narrador descreve detalhadamente a cena.

A câmera fecha um ângulo nas mãos dessa mesma mulher. O narrador continua a descrever: "A imagem mostra o detalhe da agulha passando pelo tecido".

Na ampla plateia do Cine São Carlos, no interior de São Paulo, com capacidade para 540 pessoas, um grupo de 15 deficientes visuais acompanha o desenrolar do filme.

Eles estiveram na primeira sessão do Cine+Sentidos, que começou ontem e vai exibir quinzenalmente, às quintas-feiras, filmes com audiodescrição para cegos.

"Assim dá para acompanhar toda a história", disse Ailton Guimarães, 38, deficiente visual.

O projeto, iniciativa da prefeitura com o Cine São Carlos, é apontado como pioneiro no interior ao oferecer sessões permanentes e gratuitas para quem tem problemas de visão.

Na primeira, foram exibidas cinco comédias curtas-metragens. Uma delas, "Mr. Abrakadabra!", do diretor José Araripe Jr., é muda e em preto e branco.

O programa segue outros trabalhos de inclusão de pessoas com necessidades especiais, como o do Teatro Carlos Gomes, no Rio. Lá, as peças têm audiodescrição, libras (língua de sinais) e legendas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.