Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Turista reclama de sujeira e insegurança em São Paulo

Um em cada quatro turistas se queixa dos dois itens na cidade, diz pesquisa

Dados mostram que os brasileiros gastam mais do que os estrangeiros; gastronomia e opções de compra foram elogiadas

EDUARDO GERAQUE
EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

Um a cada quatro turistas que chegam a São Paulo acha a cidade insegura e suja. O levantamento faz parte de uma pesquisa inédita feita em novembro com 5.099 pessoas que passaram pelo aeroporto de Cumbica (Grande SP).

A questão da segurança e da limpeza urbana aparecem com as principais críticas dos turistas a cidade. Em terceiro lugar vem a sinalização voltada para o turista.

Segundo a pesquisa encomendada pela SPTuris (empresa municipal de turismo), 35% disseram que a limpeza e a segurança são apenas regulares, ou seja, dentro da média. Outros 40% consideraram os dois itens como bom ou ótimo.

"A pesquisa é de novembro. Mas, a partir de janeiro, a Prefeitura de São Paulo começou um novo sistema de varrição na cidade", afirma Luiz Sales, diretor da SPTuris, empresa de capital aberto que tem a prefeitura como sócia majoritária.

Ele acredita que, se fosse feita outra avaliação agora, o resultado seria diferente do obtido em 2011, pelo menos em relação ao item limpeza.

Os dados obtidos pela prefeitura, exatamente para afinar suas promoções do setor de turismo, também indicam que a valorização do real está impactando os gastos de quem vem visitar a cidade.

O gasto médio diário do turista nacional está próximo de quem vem de fora: R$ 330,45 contra R$ 301,98. O fato de São Paulo ser vista como uma cidade cara pode estar afugentado os turistas, avalia Sales.

Os turistas que passam por São Paulo demonstram pouco interesse pelos museus que existem na capital. Do total da amostra, apenas 12% afirmaram terem visitado algum deles em sua estadia.

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) é, disparado, o mais citado. Ele foi visto por quase 10% dos entrevistados na pesquisa.

Entre as principais atividades feitas na cidade, tanto por brasileiros quantos por estrangeiros, gastronomia e compras aparecem, praticamente hegemônicas, nos primeiros lugares da lista. A pesquisa ainda mostram que 30% das pessoas não devem voltar à cidade para a Copa de 2014. E 12% justificam: "São Paulo é caótica".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.