Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aluno da USP Leste usa carteira para criança

Campus comprou lote de cadeiras infantis e as colocou para uso dos universitários; universidade diz apurar caso

Segundo ortopedista, desconforto pode forçar os ossos e causar dores e estresse muscular no corpo dos estudantes

FABIANA CAMBRICOLI
RAFAEL ITALIANI
DO "AGORA"

Em algumas salas de aula da USP Leste, carteiras para universitários dividem espaço com outras menores, semelhantes às usadas em turmas de ensino fundamental.

A universidade comprou um lote de carteiras indicadas para crianças e colocou os equipamentos para uso dos universitários, que costumam entrar na faculdade com pelo menos 17 anos.

A reportagem apurou que as carteiras menores foram compradas por terem o preço mais baixo em uma licitação. As especificações não teriam sido observadas pela universidade, que se limitou a dizer que investiga o caso.

Para usar essas carteiras, um jovem de estatura média tem que se curvar para conseguir se apoiar no tampo da mesa para escrever. Isso pode prejudicar as articulações do joelho e a coluna, dizem médicos.

De acordo com o ortopedista Marcelo Rosa, "é importante que o joelho e o quadril fiquem em 90 graus". A posição leva a um relaxamento da musculatura. O contrário força os ossos e os músculos.

"Vai acabar causando um estresse muscular muito maior", afirma Rosa.

Segundo ele, o assento pequeno para pessoas grandes causa aumento de pressão entre patela e fêmur, que pode causar dor na região.

"Ele [o estudante] vai ficar algumas horas [nessa posição]. Imaginar uma coisa acumulativa é pior ainda", diz.

"TODO MUNDO FOGE"

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) tem uma regra específica sobre móveis escolares.

Considerando essas regras, quase todas as dimensões observadas nas carteiras menores da USP Leste são indicadas para estudantes de estatura inferior à de um universitário.

"Todo mundo fica fugindo dessas carteiras porque são apertadas e não dão um bom apoio para as costas. Só os alunos mais baixos acabam usando", disse um estudante de gestão ambiental que não quis se identificar.

Segundo alunos, as carteiras já estão nas salas de aula há mais de um ano. Elas foram colocadas nas classes do prédio principal, conhecido por alunos como "Titanic".

Na maioria das salas do edifício, é possível encontrar de três a dez desses móveis menores, misturados aos demais, de tamanho correto.

MEDIDAS

Ao comparar as dimensões dos dois tipos, é possível verificar o incômodo sentido por quem sentará na menor.

Ambas as carteiras têm a mesa acoplada à cadeira. A diferença entre a altura da mesa da menor e da maior é de 7 cm (68 cm, ante 75 cm).

Já a cadeira do móvel pequeno tem um assento 5 cm mais estreito do que o da maior (38 cm, contra 43 cm).

Os alunos mais altos ou gordinhos ficam apertados na carteira.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.