Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kassab cumpre só 1/3 das metas da gestão

Faltando 252 dias para o fim do segundo mandato, creches, hospitais e corredores de ônibus ainda estão no papel

Grandes projetos, como revitalização do centro, drenagem em córregos e obras viárias ficarão para o próximo prefeito

Simon Plestenjak/Folhapress
Complexo cultural Praça das Artes (Anhangabaú), que será concluído na próxima gestão
Complexo cultural Praça das Artes (Anhangabaú), que será concluído na próxima gestão

JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO

Faltando 252 dias para o término do seu segundo mandato, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) cumpriu apenas um terço dos compromissos que assumiu na Agenda 2012, o plano de metas de sua gestão.

Dos 223 objetivos, 73 foram cumpridos, diz a prefeitura, e 149 estão em andamento. Uma meta -investir no Rodoanel- nem foi iniciada.

Embora a gestão avalie que o quadro vai melhorar, pois muitas metas em andamento serão atingidas, o problema de Kassab é que, entre aquelas que dificilmente cumprirá, estão algumas das principais promessas eleitorais.

Uma delas é construir três hospitais, promessa tão central em 2008 que foi feita até pela rival, Marta Suplicy (PT).

Os três seguem no papel: Kassab tenta viabilizar uma parceria público-privada para construí-los, mas o processo se arrasta desde 2010.

Outro compromisso difícil é acabar com a fila por creche e pré-escola. A fila não só continua, como cresceu -de 72.192 crianças para 123.942.

Também não deverão ser cumpridas as metas de construir 66 km de corredores de ônibus e reformar outros 38 km. Nada foi construído, e só 10 km estão hoje em reforma.

Alguns corredores saíram dos planos, como o da avenida Celso Garcia -Kassab tenta agora viabilizar um projeto de monotrilho em parceria com o Metrô e a União.

Neste mês, a prefeitura abriu consulta pública para 68 km de corredores -etapa prévia para a licitação, que não tem data para ser aberta.

GRANDES PROJETOS

Elevada pelo próprio Kassab a maior candidata à marca da segunda gestão, a revitalização do centro dificilmente alcançará esse status.

O prefeito foi bem em ações pontuais: reformou o Theatro Municipal e a Biblioteca Mário de Andrade e iniciou a construção da Praça das Artes (Anhangabaú) e a reforma da praça Roosevelt.

Mas os grandes projetos para dar cara nova ao centro ficarão para o próximo prefeito: as requalificações das regiões da Luz, do parque Dom Pedro 2º e do Anhangabaú.

Outros grandes projetos que ficarão de "herança" são as intervenções em córregos e obras viárias, como os prolongamentos das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Radial Leste e a duplicação da Estrada de M'Boi Mirim.

Embora patine em metas fundamentais, Kassab obteve alguns avanços em saúde (ampliação de programas), educação (extinção do "turno da fome") e habitação (melhorias em favelas e cortiços).

-

as metas de kassab

CUMPRIDAS
73

EM ANDAMENTO
149

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.