Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Com cones, empresa improvisa corredor de ônibus na zona norte

LUCCA ROSSI
DE SÃO PAULO
ISADORA BRANT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O desrespeito dos motoristas num trecho exclusivo para ônibus na avenida Cruzeiro do Sul, na zona norte, levou uma empresa de transporte que opera ali, o Consórcio Sambaíba, a criar um corredor improvisado para os coletivos.

Há cerca de seis meses, das 16h às 20h, horário de maior movimento, a empresa instala cones nas proximidades de dois pontos. O objetivo é evitar que os carros estacionem nos locais proibidos e invadam a faixa de ônibus.

Um dos pontos, onde há um recuo para a parada dos coletivos, fica ao lado da estação Santana do metrô. O outro, a cerca de 50 metros.

No trecho, a circulação de carros já é proibida das 6h às 20h durante os dias de semana. Na prática, porém, os carros invadem a faixa reservada para os ônibus, principalmente para o desembarque de passageiros do metrô.

No fim da tarde de ontem, com cones instalados e fiscais da empresa presentes, carros estacionavam nos locais proibidos. "Sei que corro risco de tomar uma multa. Não tem outra opção, teria que fazer um retorno muito grande", diz o analista de sistemas Gabriel Ribeiro, 29, que deixava a avó no metrô.

A multa para quem invadir a faixa exclusiva é de R$ 85,13.

Segundo a SPTrans (empresa de transporte urbano de São Paulo), não há ilegalidade na ação, uma vez que ela "é operacionalizada pelo Consórcio Sambaíba, em conjunto com a SPTrans e CET (Companhia de Engeharia de Tráfego), cujos técnicos acompanham o funcionamento da faixa diariamente".

Em nota, a empresa afirma ainda que "durante os horários de pico, é implantada segregação temporária com cones, visando priorizar a fluidez do transporte público".

A Folha esteve no local entre as 17h e as 18h de ontem e não encontrou funcionários da CET ou da SPTrans no local.

Colaborou MARIA MARTÍN

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.