Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanhóis reclamam da renovação do visto

MARÍA MARTÍN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Além da entrada no Brasil, turistas espanhóis dizem que prorrogar a permanência no país agora também ficou mais difícil. Desde o dia 2 de abril, uma nova regra endureceu os requisitos para o ingresso de turistas da Espanha no país.

Agora, eles reclamam que também mudaram as regras para quem quer renovar o visto de turista e permanecer mais 90 dias no Brasil.

A.Z, turista espanhol que prefere não se identificar, afirma que não apenas a burocracia aumentou, mas também o tratamento dispensando a ele na sede Polícia Federal em São Paulo. "Foi uma visita a Policia Federal pouco agradável e frustrante."

Ele conta que primeiro lhe informaram que ele tinha toda a documentação necessária para a renovação, mas depois lhe pediram novos itens.

"Após a odisseia burocrática, o agente me falou -de um jeito muito menos cordial- que faltavam outros documentos e me deu um papel com os novos requisitos."

Antes o turista espanhol que queria ampliar sua estadia no país tinha que apresentar na PF, além de um formulário preenchido, uma cópia do seu cartão de crédito ou a declaração de um residente no país se comprometendo com sua manutenção.

Além disso, era pedida a apresentação da passagem de volta e o formulário de entrada e saída do país.

Agora, segundo os turistas, as autoridades brasileiras estão exigindo a apresentação da reserva de hotel ou carta-convite de um residente no país autenticada em cartório e pelo menos R$ 170 diários.

O Consulado espanhol diz não ter sido informado sobre as mudanças. Procurada, a PF não se manifestou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.