Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alan Ferreira Braga (1917-2012)

Médico que fotografava cirurgias

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O ortopedista Alan Ferreira Braga levou para dentro do hospital sua paixão pela fotografia. Registrava com sua câmera cirurgias e casos pouco comuns, ajudando, assim, outros médicos, com o acervo que montou no Hospital do Servidor Público Municipal.

Na instituição, em SP, integrou o conselho e chefiou a clínica de traumatologia.

Natural de Campinas, veio criança à capital, onde começou a fazer contabilidade. Devido à morte do pai, tinha de ajudar na renda da família. No último ano do curso, porém, largou tudo, com o incentivo de um tio, para realizar o sonho de ser médico. Formou-se na USP em 1946.

Foi médico e colaborador do departamento de ortopedia e traumatologia do Hospital das Clínicas, autor de tratados em sua área e professor da Faculdade de Medicina do ABC -onde usava suas fotografias nas aulas.

Ajudou a fundar também o Hospital Anchieta, lembra o filho Alan Braga Júnior.

Trabalhou até o começo dos anos 80, quando passou a se dedicar a suas outras paixões, como as pedras preciosas. Comprava livros sobre o assunto e viajava para adquirir peças para sua coleção.

Também gostava de tecnologia, aprendeu computação já velho e se mantinha sempre atento às novidades.

Até pouco tempo atrás, mesmo que não se recordasse de detalhes do dia a dia, ainda era capaz de citar trechos de poemas de Camões.

Viúvo desde 2009, morreu na sexta (20), aos 94, de falência de órgãos. Teve três filhos e quatro netos. A missa do sétimo dia será amanhã, às 17h, na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, SP.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.